Quinta Meditação: Imaginem
“A vida seria infinitamente mais feliz se tivéssemos nascido aos 80 anos e gradualmente nos fôssemos aproximando dos 18” (Mark Twain)

Na quinta meditação, o Dr. Tal Ben-Shahar no seu curso de Felicidade em Harvard, traz a sua reflexão sobre relatos de pessoas que estavam em estado terminal e seu espanto por perceber que após essas pessoas saberem do seu estado de saúde (terminal) continuavam a ser as mesmas pessoas, com os mesmos conhecimentos, com as mesmas capacidades que sempre tiveram - que pareciam ser inadequadas para os fazer felizes anteriormente -, as suas vidas mudaram. O que mudou? Tomaram consciência, daquilo que sempre souberam, sobre como viver a vida. O que aconteceu foi que ignoraram este conhecimento ou nunca tiveram consciência dele.
EXERCÍCIO
O conselho do vosso sábio interior
Imaginem que você tem 110 anos de idade, ou é bastante mais velhos do que é agora. Foi inventada uma máquina do tempo e você foi um dos escolhidos para a primeira viagem. Com a sua sabedoria de uma vida longa e experiente, passe 15 minutos com o seu Eu mais jovem e inexperiente. Que conselhos você daria sobre como encontrar mais felicidade na sua vida, a começar de agora. Façam o exercício por escrito. Tanto quanto possível, façam um ritual deste conselho. Se, por exemplo, o vosso Eu mais velho te aconselhar a passar mais tempo com a família, comprometa-se a uma saída familiar adicional, semanal ou bissemanal.
Voltem a estes exercício regularmente - leiam o que escreveram e perguntem se estão seguindo o conselho do seu sábio interior.
(Fonte: BEN-SHAHAR, T. Aprenda a Ser Feliz: o curso de felicidade de Harvard, Lua de Papel: Portugal. pg. 151 - 153)