top of page

Mindfulness: a atenção plena na vida


Está cada vez mais comuns ouvirmos “a vida está passando muito rápido”, “tenho a sensação de não estar vivendo”, ou ainda, quando algumas pessoas param e olham para trás pensam “puxa, eu não vi o tempo passar”, “nossa nem percebi meus filhos crescerem”.

Um fator que está por trás de tudo isso, é que passamos grande parte do nosso dia no “piloto automático”, com os nossos pensamentos voltados ao passado ou no futuro, e pouco no momento presente - no agora.

Pesquisa realizada pela Universidade de Harvard mostra que a mente divaga em média, 47% do tempo. Isso é quase metade na nossa vida que estamos perdendo, por não estamos presentes no agora.

O passado se foi, o futuro não chegou, o agora está bem aqui, é quando podemos sentir o sabor de um doce, ouvir o som de um pássaro, sentir no rosto o toque do carinho da mão do filho ou de alguém de quem gostamos.

Como conseguir “estar presente”, nos dias atuais?

Mindfulness, ou atenção plena, é um dos caminhos. Definido por Jon Kabat-Zinn, PdD em biologia molecular pelo MIT, como sendo a “simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”.

Estar consciente é um estado mental que pode ser treinado por meio de técnicas ou exercícios psicoeducativos e meditativos.

As práticas de mindfulness se aplicam a todos nós, inclusive vêm sendo adotadas por organizações como: Google, General Mills, Intel, o Hospital Israelita Albert Einstein, SUS em São Paulo, dentre outros.

Parar e estar presente é simples assim.

Participe conosco, e experiencie viver o presente.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page