top of page

Um Jeito de Viver


Atenção Plena, para mim, é mais do que um conjunto de técnicas e exercícios para viver no presente, é um jeito de viver. É reaprender a viver a vida com curiosidade, atenção e presença, como fazíamos quando éramos crianças.

Há alguns dias, lendo o livro “Atenção Plena”, escrito por Ellen J. Langer(*) tive um “aha” ao me deparar com conceito de "variabilidade" trazido por ela, a partir de seus estudos. Variabilidade é uma das estratégias-chave para melhorar a saúde, consiste em treinar pacientes, como os de doenças crônicas, por exemplo, a observarem as mudanças nos sintomas e poderem se tornar mais capazes de adquirir maior controle sobre a doença, o que até então se supunha não haver controle. Um olhar cuidadoso, permite que o paciente perceba se os sintomas estão melhores ou piores, e ao perguntar-se por que, duas coisas acontecem: primeiro ele deixa de pensar que tem os sintomas o tempo todo, e segundo, ao se perguntar por que os sintomas são maiores ou menores em determinadas circunstâncias, pode tornar-se capaz de controlá-los.

Não sei dizer por que e nem como, mas de repente minha percepção da vida mudou ainda mais. Por exemplo, o trânsito que me parecia ser sempre o mesmo e no qual eu me movia automaticamente, ficou diferente. Me vi consciente de que os carros presente num dia, não eram os mesmos de ontem e nem serão os mesmos amanhã (ou mesmo no minuto anterior ou seguinte), as pessoas que atravessam as ruas não são as mesmas, o fluxo não é o mesmo. Nada, absolutamente nada é igual. Existe uma variabilidade em tudo.

Isso ampliou minhas perspectivas nos relacionamentos com as pessoas, nos trabalhos que realizo e nas situações do cotidiano. Porque uma situação, um dia de trabalho, um chegar em casa, mesmo que repetidos, nunca são os mesmos, as condições mudam, os comportamentos e humores dos envolvidos mudam, a dinâmica muda. Isso tem me inspirado a ficar curiosa sobre cada evento o que acabou contribuído para baixar a ansiedade e trazer uma cor diferente para a vida.

(*) Professora de psicologia na Universidade de Harvard, doutora pela Universidade Yale, uma das precursoras da Psicologia Positiva e da Atenção Plena.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page