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Como lidar com esses dias de isolamento nas empresas?


A Fundação Dom Cabral periodicamente realiza uma mentoria em nossa empresa a ideia é melhorar nossa equipe e construir um plano de sucessão

Em uma dessas mentorias e, diante de toda essa pandemia, criamos um plano de recomendações para este momento delicado que estamos vivendo no mundo com o avanço do convid-19- cujas consequências ainda não podemos definir, mas que claramente são sérias(e espero breves) – e seus impactos nos mercados, financeiros inicialmente com a disparada do dólar e desabamento das bolsas e, depois, do mundo da economia real.

A primeira coisa a se fazer de imediato formar uma equipe multidisciplinar a título de um comitê de crise de forma a definirem ações de proteção de suas empresas.

Sᴀʟᴀ ᴅᴇ ɢᴜᴇʀʀᴀ/Cᴏᴍɪᴛᴇ̂ ᴅᴇ ᴄʀɪsᴇ

Objetivo: construir cenários de curto prazo (1 mês); médio prazo (2-3 meses); longo prazo (acima de 4 meses), realizar vigília do ambiente e estabelecer planos de ação

• Definir os participantes: executivos do negócio e avaliar extensão para convites a parceiros estratégicos;

• Pilares para discussão:

o Sustentabilidade: responsabilidade com a sociedade, com stakeholders, ética, transparência, corrupção, doação, espirito de time colaborativo....

o Financeiro: caixa, endividamento, funding

• Proteger o caixa. Neste cenário de stress ter caixa é mandatório de forma que captar recursos eventualmente disponíveis e postergar gastos incluindo investimentos é um bom caminho;

• Mercado: gestão da demanda, proposta de valor, dialogo;

• Clientes: neste cenário é necessário escolher os produtos mais importantes a serem ofertados aos clientes e que não devem faltar (foco no essencial e não no supérfluo) e quais clientes (se aplicável) são vitais para a empresa de forma a manter a relação com estes protegida;

• Processo: compra, relacionamento com o mercado, estocagem, logística, fornecedores...

• Fornecedores: Importante mapear os fornecimentos sem os quais a empresa não segue viva e acompanhar de perto o desenvolvimento dos problemas junto aos fornecedores fazendo algum estoque vital necessário para o caso de uma interrupção mais séria das atividades destes fornecedores;

• Interrupção das atividades: importante preparar um plano de emergência para a empresa seguir funcionando mesmo com o uso de plantonistas e de home office se necessário;

• Patrimônio Humano: absenteísmo, férias coletivas, produtividade, prontidão, talentos, liderança;

• Pessoas: Desenvolver uma campanha interna de conscientização para as pessoas se protegerem e às suas famílias é fundamental transmitindo a todos que a empresa está atenta ao que ocorre no mundo e no Brasil e que abordará o assunto de forma responsável porém serena e com o mais alto grau de adaptabilidade possível;

• Estabelecer a periodicidade das discussões ao longo do dia: exemplo manha, tarde e noite durante 20 minutos;

• Definir um canal oficial para facilitar as informações e tomadas de decisão: e-mail (ex: comitêcrisecorona@nossaempresa.com.br / grupo no whatsapp, etc)

• Estabelecer premissas para o processo de decisão:

• Proposito e valores da empresa ajudar na tomada de decisões

• Disponibilidade total dos integrantes

• Quais as fontes oficiais para monitoramento 24hs e quem vai vigiar

• Quem são os stakeholders do negócio e o que podemos fazer

• Impactos possíveis com a extensão do vírus....

• Qual a relevância para o negócio e nosso propósito

• Quais as alternativas que temos para minimizar os riscos

• Qual o plano de ação curto, médio e longo prazo

• Oportunidades com a dinâmica – nosso papel em ajudar neste processo

• Desenvolver processo coletivo botton up, processo decisório e implantação

• Estimular o aprendizado continuo

• Inovar em processos

• Desdobrar o propósito e praticar os valores.

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