top of page

Felicidade


Viver é sentir emoções, e quatro delas são responsáveis por existirmos: Alegria, Tristeza, Medo e Raiva - essas são emoções autênticas.

Quando desejamos “felicidades" estamos contemplando apenas uma parte da vida. Transitar pelas quatro emoções é estar vivo, e é saudável.

A alegria nos conecta com pessoas, nos energiza.

A tristeza nos permite encerrar um ciclo e começar um novo - aqui começam as mudanças.

A raiva nos possibilita estabelecer limites para que os outros não invadam a nossa individualidade. O medo nos faz ser cautelosos nas ações e decisões. Ajuda a preservar a vida.

Queremos apenas ser felizes, e isso é saudável. Mas as vezes a vida nos leva algo, e aí não devemos dizer "não fica triste não, passa". Melhor dizer "viva sua tristeza em toda a sua intensidade, passa".

O problema só acontece quando temos uma percepção incorreta do que está acontecendo e acessamos a emoção errada. Talvez sintamos raiva quando não há ameaça de invasão a algo que é nosso, ou medo quando não há um perigo real. Ou talvez fiquemos tristes sem que uma perda real esteja acontecendo.

O importante é ter visão serena do que está acontecendo e deixar que a emoção necessária àquele momento aflore e seja vivenciada.

E uma forma prática de identificar se a emoção adequada está sendo vivida é observar sua duração. Emoções verdadeiras duram muito pouco tempo. Eventualmente, apenas alguns segundos ou menos. Apenas o suficiente para responder ao estímulo.

Queremos ser felizes o tempo todo, e isso é legítimo. É saudável sentir alegria.

Mas também é saudável sentir tristeza. É saudável sentir raiva. É saudável sentir medo.

Transite por elas tantas vezes quantas forem necessárias, elas são você.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page