top of page

O desafio da construção de equipes


Para a construção de equipes de alto desempenho, o líder deve primeiro conhecer a si mesmo. Sem autoconhecimento o mais comum é achar que o outro é igual a ele. Que tem valores iguais aos seus e se motivam pelos mesmo fatores que o motivam. Não percebe suas falhas de comunicação e acha que são os outros que não o entendem, ou, se entendem, o que falta é engajamento. Se percebe como competente e perfeito e que o problema está na equipe. Um problema que o líder não percebe como de sua responsabilidade. Somente conhecendo a si mesmo é possível compreender o outro, fator essencial para o sucesso na liderança de pessoas.

Equipes lideradas apenas pela intuição de sua liderança são, de maneira geral, apenas cobradas pelo atingimento de alguma meta ou comportamento. A consequência mais comum é que esses resultados são atingidos mais devido a não serem desafiadores do que como resultado de uma equipe de alto desempenho, que faria o mesmo com menos recursos e a um custo mais baixo. Essas metas são atingidas pela simplicidade e pela cobrança: simplicidade porque são relativamente óbvias e fáceis de atingir e cobrança porque é o único instrumento de um líder despreparado.

Um líder que não conhece a si mesmo, salvo a sorte de ser alguém “iluminado” – o que não é a regra –, terá abaixo de si pessoas inseguras, um ambiente desmotivador e dificuldades na gestão de conflitos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page