top of page

Cultura de resultados


Não se muda uma cultura atuando diretamente nela. A cultura é resultado da contínua interação entre a estrutura da organização e a dinâmica de seu dia-a-dia.

A estrutura é o aspecto visível de uma empresa. Seus edifícios, mobiliário, normas de procedimentos, manuais de operação, certificados, etc. A dinâmica, por outro lado, é invisível. São comportamentos, jeito de fazer, erc.

Estrutura e dinâmica interferem um no outro de forma contínua. Quando uma empresa tem uma nova estrutura, uma norma de segurança, por exemplo, essa estrutura afetará comportamentos. Esses, por sua vez, vão validar, ignorar ou reforçar a nova norma, provocando novas alterações ou novas dinâmicas de trabalho.

É esse conjunto de Estrutura e Dinâmica que vai formar a cultura da organização. Um erro comum é atuar apenas em um desses dois aspectos para produzir uma mudança de cultura. Para a mudança acontecer é necessário atuar em ambos ao mesmo tempo. E também nem é possível mudar a cultura atuando diretamente nela. Sempre na Estrutura e na Dinâmica ao mesmo tempo.

Tags:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page