top of page

Os benefícios de uma equipe autônoma


Se voce têm uma equipe desmotivada, ou sem iniciativa, uma solução pode ser proporcionar espaços de manifestação para o grupo.

Em 2001, preto era a cor dos eletrônicos. Aí veio o iPod, que chamou a atenção do público por causa da cor branca de seus fones, o que foi um dos fatores de seu sucesso.

Algo completamente inesperado pela própria Apple, já que não era esse o motivo pelo qual ela esperava vender seu produto.

A cor branca foi escolhida porque Steve Jobs gostava do branco. Só isso.

Não foi resultado de pesquisas de mercado ou porque estava na moda. Aconteceu porque era o que ele gostava, independente da opinião do mercado. Tem mais a ver com ser verdadeiro do que com arrogância porque era apenas manifestação de seu jeito de ser.

Na vida, e também no trabalho, muitas vezes abrimos mão de nós mesmos em nome de um bem que consideramos maior, como segurança, garantia do emprego, aceitação, etc, imaginando que iremos colocar tudo a perder sendo nós mesmos.

Isso não é verdade, mas alguns cuidados precisam ser tomados. Não é incomum repetirmos nossos pais e figuras de autoridade de nossa infância pensando que estamos sendo nós mesmos. Um bom teste é avaliar se ser autêntico é sinônimo de desqualificar, julgar ou criticar o outro. Se for, é possível que estejamos repetindo valores e modelos, e não sendo nós mesmos.

Mas quando somos aquela criança natural, que um dia nasceu livre de todo preconceito e verdades absolutas, deixamos aflorar a sabedoria universal da espécie e, sermos nós mesmos, passa a ser uma força poderosa e irresistível que pode se tornar em importante fator de sucesso.

Foi sendo verdadeiro, escolhendo uma cor apenas porque gostava dela, que o iPod mudou o jeito de ouvirmos música.

Um outro motivo era que Steve Jobs gostava de música.

E se você avalia que sua equipe não é madura o suficiente para ser plenamente confiável, esse pode ser um indicador de que ela precisa ser desenvolvida.

Ou talvez... você mesmo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page