top of page

Segurança no trabalho é cultura: o desafio dos RHs


Há tempos vem se falando sobre a necessidade do RH ser estratégico. O maior resultado com o qual o RH pode contribuir é sendo conhecedor do comportamento

humano e poder assessorar a organização com relação ao “humano” - suas emoções, seu comportamento, suas defesas, a forma como influencia e é influenciado pela cultura da organização.

Segurança no Trabalho não é algo natural no ser humano, não faz parte do seu DNA, não é aprendido em casa nem na escola. A empresa é o seu primeiro contato mais intenso com esse assunto. Logo, as coisas não irão acontecer apenas por decreto, ameaças ou punição. Muito menos atribuindo à área de segurança ou aos treinamentos pontuais a solução do problema.

Uma empresa que tem funcionários adotando comportamentos seguros, cuidando de si e do outro, só atingiu esse nível após um intenso e contínuo trabalho de construção de uma cultura de segurança.

O RH tem um importante papel na construção da cultura de segurança. Neste ponto é bom lembrar que “a cultura de segurança é considerada como uma dimensão da cultura organizacional que influencia as atitudes e o comportamento dos indivíduos em relação às questões de segurança (GLENDO e STANTON, 2000).”

Trabalhar a cultura de segurança começa no processo de seleção, passa pela integração no trabalho, continua nas políticas e práticas de RH, nos treinamentos e desenvolvimentos das lideranças, enfim, em todos os mecanismos que, conscientes ou não, os RHs se utilizam para perpetuar a cultura organizacional.

Muitas vezes o RH quer cortar caminho, indo direto na busca de “receitas” - práticas adotadas por outras empresas. Isso é ilusório. Aplicar “receitas” sem compreender os conceitos e a realidade da própria empresa, é o mesmo que tomar um remédio com base no remédio que o amigo está tomando por indicação do médico dele. Os sintomas podem ser os mesmos, mas as causas não.

Enfim, a atuação estratégica do RH está em ampliar seus conhecimentos sobre o comportamento humano e sua influência na segurança do trabalho e, agir na construção de uma cultura de segurança que permeie toda a organização.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page