top of page

A Culpa é do Chefe


Só posso concluir que tem muito líder ruim por aí. Pesquisas constatam que 75% dos funcionários pedem demissão de seu trabalho por causa de seus chefes.

Por que isso acontece?

Nossa experiência evidencia que líderes improvisam seus papéis. Agem por intuição porque não foram treinados para essa nova função. Não tem os instrumentos necessários para uma gestão profissional. Aceitam esse papel, e mesmo buscam por ele, porque esse é o caminho lógico para avançar na carreira.

A técnica de gerenciar pessoas é extremamente complexa, e por isso, é frequentemente ignorada pela liderança, que prefere focar em atingir metas e resolver problemas ou, pior ainda, fazer trabalho que deveria ser da equipe, sob o bonito manto de “por a mão na massa”. Todos temos que por a mão na massa. Mas na nossa massa, não na dos outros.

Além disso, as pessoas não podem ser elas mesmas no trabalho. São obrigadas a usar máscaras todo santo dia para parecerem bem, evitar passar vergonha, cuidar com o que dizem e para quem dizem. Dá para esperar comportamentos centrados, serenos e produtivos assim? Dá para esperar proatividade ou boa comunicação?

Você com certeza já se sentiu mal com alguma situação no trabalho. Você se lembra da falta de energia no resto daquele dia? Dá para imaginar as perdas que as organizações sofrem, e não sabem, por desconsiderar esses aspectos? Por promover – como já tivemos a possibilidade de ver – para dar uma oportunidade? Por promover porque é a única maneira de dar aumento de salário ou não perder o colaborador?

E não basta treinar. Temos visto tantos treinamentos desperdiçados porque o líder não é cobrado das técnicas que recebeu. Já presenciamos uma situação em que o líder recém treinado foi advertido por seu gestor de que não era para ele ficar perdendo tempo conversando com pessoas.

O que não é de se espantar. Afinal, esse gestor foi um dia um líder sem preparação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page